quinta-feira, 2 de junho de 2016

A campanha “eu = energia natural” visitou a EB do Vale do Âncora



A campanha “eu = energia natural” dinamizada pela EDP Gás, visitou a Escola Básica do Vale do Âncora no dia 24 maio 2016, para mostrar o papel vital que a energia assume no nosso quotidiano e sensibilizar todos para a sua correta utilização. 
Os alunos do 4.º Ano e do 2.º Ciclo, tiveram oportunidade de assistir a uma sessão orientada por um orador especializado, que visou estimular os alunos a pensar sobre a sua atitude face à energia e a encará-la de forma mais natural. 
Paralelamente, funcionando como extensão prática da sessão, decorreu ainda uma exposição interativa, montada em lugar estratégico na escola, equipada e decorada de acordo com a temática. 
A energia é muito importante para o nosso dia a dia e para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos. 
Mas a verdade é que a forma como a utilizamos pode influenciar o ambiente e o futuro do planeta…
É preciso usar a energia de forma mais racional, eficiente e sustentável! 
Para isso, precisamos de alterar a nossa atitude em relação à utilização de energia, refletindo-a nos gestos do dia a dia. 

10 ideias para um consumo responsável: 
  1. Desligar as luzes e os equipamentos que não estão a ser utilizados; 
  2. Comprar equipamentos com etiqueta energética A ou A+; 
  3. Procurar utilizar o gás natural em substituição da eletricidade ou do gás de botija (para aquecimento águas e ambiente); 
  4. Não deixar os eletrodomésticos em stand by; 
  5. Separar os resíduos e depositá-los no ecoponto; 
  6. Evitar desperdícios de gás e de água utilizando corretamente as torneiras misturadoras monocomando: antes de abrir a torneira, puxá-la para a posição de fria ou quente, consoante o que se pretende; para obter água temperada, começar por abrir a torneira totalmente na posição de quente e regular gradualmente a torneira até à temperatura desejada; 
  7. Regular os equipamentos de aquecimento ambiente para uma temperatura de, aproximadamente, o dobro da temperatura de utilização desejada (idealmente entre 18 a 20.º C). Desta forma, poderá manter-se um nível de conforto agradável com um menor tempo de funcionamento dos equipamentos, evitando-se perdas energéticas; 
  8. Nos fogões e placas a gás utilizar sempre recipientes com uma base de diâmetro superior ao do disco;
  9. Utilizar as máquinas de lavar roupa e louça com a carga completa e programas de baixa temperatura;
  10. Usar o sol para aquecer a água (painéis solares) e completar o aquecimento com gás natural, quando necessário. 
Sabias que… 
  • Lâmpadas – As lâmpadas incandescentes clássicas são mais baratas, mas apresentam uma eficiência muito reduzida. Por outro lado, as lâmpadas fluorescentes compactas, conhecidas por economizadoras, são uma melhor opção, pois dão a mesma luz, mas gastam menos 80% de energia e duram mais tempo.
  • Aquecimento – Cerca de 60% da energia dos sistemas de aquecimento é perdida pois escapa por zonas que podem ser facilmente isoladas.
  • Resíduos – Por cada tonelada de vidro reciclada, poupamos 1.200 kg de matérias-primas e 130 kg de combustível.
  • Automóvel – Quando te deslocares de carro lembra aos teus pais que a utilização de ar condicionado representa um acréscimo significativo no consumo de combustível. Conduzir com uma velocidade moderada e antecipar as travagens permite poupança de combustível.

Sem comentários:

Enviar um comentário