sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Projeto: “UMMAR de Trabalhos” – Atividade 1 – Degustação de produtos do mar

Hoje, dia 19 de outubro de 2018, pelas 10:00 horas, no refeitório escolar da EBS do Vale do Âncora, decorreu a primeira atividade do Projeto “UMMAR de Trabalhos”, o qual envolve as turmas VA3A (prof. Marília Rodrigues) e VA3B (prof. António Garrido), ambas do 3.º ano de escolaridade, num total de trinta e três alunos, e que constou da degustação de conservas do mar, oferecidas pelos pais e encarregados de educação, e de diferentes tipo de pão proporcionados pela escola.


A atividade integrou-se na Semana da Alimentação do estabelecimento de ensino. Esta foi a primeira atividade do Projeto que, utilizando como fio condutor a obra “Lendas do Mar”, de José Jorge Letria, levará os alunos ao aprofundamento de conhecimentos sobre a obra do autor e o mar português, sobre as diferentes profissões cujo trabalho decorre no mar ou se relaciona diretamente com ele, sobre a importância económica do mar e da sua preservação, e ainda sobre os valores humanistas que as sete lendas, que compõem a obra, permitem explorar.



Avaliada a atividade realizada hoje, todos os alunos foram unânimes em considerá-la interessante e enriquecedora, estando ansiosos por, de mãos dadas com o livro e as palavras de JJLetria, mergulharem no mar de conhecimentos que os aguarda.


Este Projeto será implementado ao longo do corrente ano letivo e de cada uma das suas atividades vos iremos dando conta.


Como refere JJLetria na contracapa da obra, “O mar é o espaço natural das viagens, dos sonhos, dos mistérios e das lendas. Este livro reúne algumas dessas lendas cuja origem se perde na noite dos tempos. São lendas de toda a parte e de parte nenhuma, porque este mar, esta areia e estas ondas não têm pátria. Lê-las é compreender melhor o mar como algo que tem vida, que tem muitas vidas dentro de si e de quem depende o nosso futuro, o futuro deste planeta. Ler estas lendas é conversar baixinho com o mar, num país que não pode ser contado nem imaginado sem ele. Num país que cresceu de olhos postos no mar.” Os nossos agradecimentos a todos os pais e encarregados de educação que foram solidários e colaboraram com esta atividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário