sexta-feira, 29 de abril de 2016

Eco-escolas no JI de Vila Praia de Âncora

Olá amigos cá estamos nós de regresso... Depois de termos construído um Eco-ponto na entrada do nosso Jardim, temos sido muito responsáveis e já fizemos muitas recolhas de diversos resíduos.
Assim na passada semana tivemos de levar vários garrafões com tampinhas e rolhas de cortiça à Escola Básica do Vale do Âncora. Levamos garrafões cheios até à rolha e trouxemos alguns vazios para voltar a encher... as recolhas não podem parar!

(Jardim de Infância de Vila Praia de Âncora)



quinta-feira, 28 de abril de 2016

O Jardim da Minha Escola

De 29 de abril a 1 de maio, a Praça da República, em Vila Praia de Âncora, vai transformar-se num jardim florido, é a “Vila Praia em Flor”. 
A Escola Básica do Vale do Âncora, juntamente com os Jardins de Infância e Escolas do Ensino Básico do Concelho de Caminha, vão participar neste grande evento com a decoração do comboio com 17 vagões floridos “O Jardim da Minha Escola” e no Cortejo Florido “O Jardim da Minha Escola”. 
O Comboio com 17 vagões floridos “O Jardim da Minha Escola”, pode ser visto em todos os dias do certame, na Praça da República, ex-libris da Vila e na sexta-feira, dia 29 de abril, pelas 15 horas, vai decorrer o Cortejo Florido “O Jardim da Minha Escola”, realizado pelas Escolas e Jardins do Vale do Âncora, que terá o seguinte itinerário: Rua do Sol Posto (até ao Hotel Meira), Rua 5 de outubro e termina na Praça da República.

(clica em cima da foto para ampliar)





quarta-feira, 27 de abril de 2016

Porque chora a Terra?

“A Terra chora, porque os humanos não a tratam bem e ela fica triste. 
O Homem polui a Mãe Natureza, provocando a morte de animais, de árvores e de seres humanos. 
O fumo das fábricas, dos escapes dos automóveis e dos aviões polui o ar. O lixo que lançamos na Natureza polui o ar, o solo e a água e provoca a poluição do meio ambiente. Os esgotos das fábricas e das casas são lançados para os rios e poluem a água. Os animais, as pessoas e as plantas que respiram esse fumo e consomem essa água ficam doentes e podem morrer. São estes os motivos, porque a Terra chora. 
Para a Terra não chorar, o Homem deve mudar de atitude e respeitar o planeta. O fumo das fábricas e dos automóveis deve ser filtrado. O lixo deve ser acondicionado em sacos bem fechados, que depois devem ser colocados no contentor. Deve fazer-se a separação do lixo distribuindo-o pelos respetivos ecopontos: embalão (plástico e embalagens); papelão (papel); vidrão (vidro) e pilhão (pilhas). Os esgotos devem ser tratados antes de serem despejados nos rios, em estações de tratamento chamadas ETARs. Assim, o Homem e a Natureza seriam mais saudáveis e felizes e a Terra iria sorrir.” 

Pedro Valente - Turma 6 - 4.º Ano
EB do Vale do Âncora

terça-feira, 26 de abril de 2016

Eco-Escolas (World Days of Action) na EB do Vale do Âncora

No passado dia 22 de Abril celebrou-se o Dia Mundial da Terra e também se comemorou um dos Dias internacionais das Eco-Escolas (World Days of Action). 
As turmas C e D do quinto ano da EB do Vale do Âncora assinalaram esta data com uma mostra dos trabalhos realizados nas aulas de Educação Tecnológica. 
Estas turmas, com o apoio das suas famílias, recolheram diversos materiais usados, resultante dos desperdícios do dia a dia de casa e, dessa forma, sensibilizando-as para a prevenção de resíduos e a redução do desperdício em casa. 
Com a reutilização de pedaços de cartão, garrafas de plástico, embalagens de detergentes, rolhas de cortiça etc., os alunos planificaram a elaboração de diversos objetos pedagógicos e lúdicos, experimentando assim práticas sustentáveis. 
Com muita imaginação, os alunos criaram jogos e brinquedos: foguetões, jogos de tabuleiro, matraquilhos, carros, maracas etc. 
Alunos, professores, funcionários e encarregados de educação da EB do Vale do Âncora puderam assim observar e apreciar os trabalhos produzidos pelas referidas turmas e, ainda, visionar o documentário de Al Gore “Home/Uma Verdade Inconveniente”. 

A turma do 5.º C e a Equipa da Biblioteca Escolar
EB do Vale do Âncora

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Dia Mundial da Terra


Hoje, dia 22 de abril, comemora-se um dia muito importante. 
Em 1970 um senador americano chamado Gaylord Nelson, conseguiu que o dia 22 de abril fosse reconhecido como o Dia Mundial da Terra, em defesa do Ambiente. Em 1969 houve, na Califórnia, um desastre petrolífero que causou muita poluição. Vinte milhões de americanos fizeram protestos em favor da proteção do Ambiente. 
A partir daquela data, muitos países começaram a criar leis em defesa do Planeta Terra. 

"TODOS PELO PLANETA TERRA" 
  1. Não se deve deitar lixo na Natureza. 
  2. Não se deve poluir os rios, os mares e os lagos com produtos tóxicos. 
  3. A poluição atmosférica é muito perigosa. 
  4. O trânsito é um grave problema, pois é a principal causa de poluição do ar. 
Texto coletivo da Turma 3 - 2º Ano 
EB do Vale do Âncora